viasdefato.com

Direito e Tecnologia da Informação

OLPC (XO) adota Windows e Intel (Classmate PC) mostra interesse no Linux

Posted by Samuel Cersosimo em 20 junho 2008

Numa mudança curiosa e imprevisível nos rumos dos projetos da OLPC (One Laptop Per Child) e do Classmate PC, a Intel (criadora do Classmate PC) demonstrou interesse em utilizar o sistema operacional Sugar em seu laptop educacional.

O Sugar era o sistema operacional padrão utilizado no laptop XO da OLPC, o famoso laptop de “100 dólares” voltado a projetos educacionais com crianças. A OLPC, de outro lado, já havia indicado que deixaria de utilizar o Sugar no seu laptop, passando a usar apenas o Windows XP.

Trata-se de uma reviravolta, já que, inicialmente, o XO destacava-se pela utilização do sistema operacional Sugar, baseado em Linux e com uma interface toda voltada ao uso educacional. Como o projeto nunca conseguiu atingir os 100 dólares prometidos, chegando ao mínimo de 188 dólares após três anos, a interface livre e educacional da Sugar era uma das características do projeto que ainda o destacava.


Surgindo após o XO, o Classmate PC da Intel, também voltado ao baixo custo e uso educacional, diferenciava-se do XO principalmente pelo uso padrão do Windows XP. Atritos chegaram a existir entre a Intel e a OLPC, com esta alegando que a Intel estaria usando práticas desleais de mercado para prejudicar o XO.

A conciliação veio com o anúncio do apoio da Intel ao XO, o qual não durou nem um ano, quando a Intel decidiu focalizar-se apenas no Classmate PC.

A troca do Sugar pelo Windows XP, resultou na saída do presidente de software da OLPC, Walter Bender, que criou a Sugar Labs Foundation, organização voltada ao desenvolvimento do sistema anteriormente utilizado no XO.

Agora, com o interesse da Intel no Sugar e o suporte ao Windows XP pela OLPC, houve uma troca de bolas entre os dois projetos.

Fontes:
Intel: interessada na interface Sugar do OLPC
XO poderá rodar apenas Windows, segundo OLPC
Intel abandona o OLPC
Era uma vez um laptop de 100 dólares
Bender Creates Sugar Labs—New Foundation to Adapt OLPC’s Laptop Interface for Other Machines

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s