viasdefato.com

Direito e Tecnologia da Informação

Sobre

VIASDEFATO.COM, fatos jurídicos que trafegam nas vias da informação.web


ESCOLHA DO NOME

O nome do blog surgiu da idéia de se ter uma expressão simples, fácil de decorar e que, de alguma forma, pudesse se relacionar tanto com Direito como com Tecnologia da Informação. Além disso, é claro, tinha que ser um nome bacana.

“Vias de fato” é o nome de uma contravenção penal prevista no art. 21 da Lei das Contravenções Penais (Decreto Lei nº 3.688/1941). Refere-se à agressão física praticada contra alguém sem ocasionar lesão. Na prática, equivale a um tapa que não deixa marca. É óbvio que isso não tem nada a ver com os objetivos do blog, já que somos contra a violência física, mas não somos contra a violência através de palavras, quando bem usadas e bem escolhidas, vale dizer, com classe e educação.

Essa é a relação do nome do blog com a área do Direito. Mas e com a área da Tecnologia da Informação? Tem alguma coisa a ver?

Aqui a coisa já não é tão simples. A relação é que, com a evolução da Internet, cada vez mais ela se tornou palco para atos e fatos da vida civil, sendo possível dizer que, na Internet, ocorrem fatos jurídicos. E como a Internet é formada por vias, de fato, daí a expressão “vias de fato”. Não só vias onde trafegam fatos, como também a afirmação enfática de que a Internet, de fato, é formada por diversas vias.

FOCO TEMÁTICO

O objetivo principal deste Blog é tratar de temas que envolvam Direito e Tecnologia, trazendo notícias e dicas sobre Poder Judiciário, Cibercrimes, Software Livre e Direitos Autorais, Certificação Digital, Processo Judicial Informatizado (Processo Eletrônico) e afins. Cada vez mais a Internet é palco de acontecimentos que merecem sua atenção pelo Direito, já se podendo falar até num Direito da Informática (Direito Digital, Direito Eletrônico etc.). Trata-se da Informática como objeto de estudo do Direito. Há também o uso da Informática como ferramenta do Direito (bancos de dados, sistemas inteligentes etc.), área de estudo denominada Informática Jurídica.

Com a chegada de Janaína Carvalho e Lucas Dantas, os mais novos colaboradores do viasdefato.com, a proposta do blog amplia-se para seus dois extremos temáticos, passando a tratar mais sobre Direito em geral, com a colaboração de Janaína, advogada militante, e com a parte de Tecnologia em geral a cargo de Lucas, técnico judiciário e bacharelando em Jornalismo. Eu, Samuel Cersosimo, continuarei tratando sobre a inter-relação entre esses dois temas. É claro que todos têm carta branca para invadir a seara do outro quando bem entenderem.

HISTÓRIA

O viasdefato.com teve sua primeira postagem em 18 de junho de 2008, quando ainda era hospedado no serviço do Google, Blogger.com. Em 23 de maio de 2009, o @viasdefato entrou no Twitter, aderindo à tendência do microblogging. Em 09 de julho de 2009, tem início a descentralização do blog, que até então era editado apenas por Samuel Cersosimo, com a entrada de Janaína Carvalho como colaboradora e responsável, especialmente, pelas postagens sobre Direito em geral. Em 18 de julho de 2009, é a vez da entrada de Lucas Dantas como colaborador e responsável, especialmente, pelas postagens sobre Tecnologia em geral. Nessa mesma data, com extamente 1 ano e 1 mês de inaugurado, tem início a migração do blog para o WordPress.com.

A evolução do viasdefato.com seguirá como tem seguido até então, de forma natural, quase orgânica. Nosso próximo projeto será um podcast sobre Direito e Tecnologia. Muitas outras coisas podem surgir, o céu não é limite. Quem viver verá!

Uma resposta to “Sobre”

  1. Ana Paula said

    Prezados,

    Estivemos olhando sua página e nos pareceu muito interessante.

    Somos de SYNCING.NET e gostaríamos de saber se tem interesse em publicar uma notícia sobre nosso programa.

    SYNCING.NET se encarrega de fazer sincronização do Outlook e compartilhar arquivos entre PCS.

    Em nossa pagina web tem uma versão de teste gratuita, se quiser conhecer o programa.

    No caso de que desejem publicar a noticia disponibilizaremos três licenças Professional anuais para que possam fazer o uso que desejarem teste, sorteio, o que lhes pareça mais adequado.

    Se tiver alguma dúvida ou deseja mais informações não hesite em nos contatar.

    Atenciosamente,
    Ana Paula

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s